domingo, 31 de julho de 2011

Sou apaixonada pelo fruto da Romãzeira .

Romã (Punica granatum L.)


Foto do Romanzeiro by @NilceBravo

Também chamada de Romã, Romãzeira, Romanzeira, Romanzeiro.
Seus princípios ativos são: manita, ácido gálico, pelieterina, isopelieterina, grenadina, puricina e tanino. A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse. Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.
Propriedades: Diurético (faz urinar), vermífugo, anti-séptico.
Auxilia nos seguintes problemas de saúde:
Diarréia e cólicas: preparar um chá com a casca da fruta, fervendo por 10 minutos uma quantidade de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Deixar esfriar e coar. Pode adoçar com mel ou açúcar. Tomar 1 xícara 4 vezes ao dia.
Dor de garganta ou inflamações na boca: esta é a indicação mais famosa! Melhora as inflamações de garganta e as aftas bucais.
O ideal para esta finalidade seria um chá com as flores da romãzeira e ou as folhas.
Ferver 1 colher de sopa cheia de folhas e/ou flores da romãzeira em 1/2 litro d’água.
Coar, deixar esfriar. Gargarejar várias vezes ao dia.
Furúnculos e abscessos: usar as folhas amassadas em um cataplasma quente, mas NÃO fervendo, e colocar sobre as lesões que estejam FECHADAS.
Solitária: a solitária é uma doença causada por vermes, que é contraída ao comer carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas. Ela prende-se à parede do intestino e alimenta-se do sangue da pessoa e dos alimentos que ela ingeriu, o que vai causando uma fraqueza enorme. Este chá de romã é muito eficaz para expelir a solitária, e é preparado com a raiz. Ferver 4 colheres de sopa de raspas da casca da raiz da romãzeira em 1 litro de água, em fogo baixo, por 30 minutos. Deixar amornar, coar e tomar 1 xícara de 2 em 2 horas, num total de 3 xícaras.
Varizes: a romã aumenta a resistência das paredes das veias e pequenos vasos, prevenindo as varizes. Prepare o chá com a casca igual como está descrito acima e tome 2 vezes ao dia.

Curiosidades: Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor, Outros consideram a romã a fruta da sorte e comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro.  Além de sorte e amor, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos. A Romã é um símbolo religioso de profundo significado para o judaísmo usado nas bênçãos de Rosh Hashaná e na época do Templo e em Shavuot.
As propriedades medicinais da romã, até há pouco tempo, eram conhecidas apenas pelos interessados em mitologia ou em medicina chinesa antiga. De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.
Cuidados: Por segurança, não deve ser usado para crianças menores de 12 anos, somente sob recomendação médica.
As propriedades do suco de romã e como fazê-lo estão em: http://coisadeboticario.blogspot.com/2011/01/suco-de-roma-para-baixar-ldl.html

Preservar é preciso.

     "Canta a tua aldeia e serás universal"(Tolstoi)

domingo, 24 de julho de 2011

Receita de Barreado, prato típico do litoral paranaense.


  • 1,5 kg de carne bovina, pode ser peito, patinho ou coxão mole
  • 150 g de toucinho fresco
  • 1 xícara de chá de água
  • 2 cabeças grandes de cebola cortada em rodelas
  • 8 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 1 tomate picado
  • 1 pitada de cominho em pó
  • pimenta – do – reino a gosto
  • 1 pitada de coentro
  • Pimenta vermelha a gosto
  • Sal a gosto
  • farinha de mandioca

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Se....

Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
- muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,
não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições…
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,
Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!
Porque a poesia purifica a alma
… a um belo poema – ainda que de Deus se aparte -
um belo poema sempre leva a Deus!
M.Quintana

Viver!!!

RECEITINHA

Viver contente com poucos meios. Buscar a elegância mais do que o luxo, e o refinamento mais do que a moda. Ser merecedor de respeito em vez de respeitável, e ter dinheiro em vez de ser rico. Estudar com força, pensar em silêncio, falar com suavidade, atuar com franqueza, escutar as estrelas e os pássaros, criaturas e sábios. Suportar com alegria, fazer tudo com valentia, esperar a ocasião, nunca apressar-se. Em uma palavra, deixar que o espiritual, o instinto e o espontâneo se desenvolvam de forma normal. Esta é minha sinfonia.' (William D. Ogde)

Será?

"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro." C. Lispector

quinta-feira, 21 de julho de 2011

História da Família Valente.

     descrição:
Esta família e seu Brasão de armas têm registro no Palácio Nacional de Sintra, na mais importante sala heráldica européia (Salão dos Brasões), logo abaixo da cúpula oitavada deste recinto consta as 72 (setenta e duas) primeiras Famílias Ilustres de Portugal, portanto Valente é da nobreza Portuguesa de linhagem antiga, uma vez que procede do nobre Cavaleiro Francês Dom Gonçalo Ouveques (1067 - 1113), Bispo de Vendome, Cavaleiro Templário da Ordem de Cristo, que com espírito das cruzadas conquistou dos Mouros Mulçumanos uma fortificação de arquitetura romano/gótica, que foi destruída nesta batalha, reconstruiu esta fortaleza na qual fundou o Mosteiro de Cête (séc. XI). É neste mosteiro, na capela funerária que se localiza sua arca tumular.
Dom Gonçalo Ouveques foi Senhor da Quinta de Almourol e da Quinta dos Valentes na região de Lisboa. Teve seu Brasão de armas concedido por decreto real, tendo acrescido o sobrenome Valente a ao seu, dando início desta forma à linhagem dos Valentes.

Brasão da Família Valente

Família Valente

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O meu encantamento pelas cores!!

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.

  • * Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;

  • * Vermelho: paixão, força, energia, amor, velocidade, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";

  • * Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia;

  • * Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;

  • * Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância;

  • * Amarelo: concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza;

  • * Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;

  • * Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;

  • * Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;

  • * Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;

  • * Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério;

  • * Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
  • segunda-feira, 4 de julho de 2011

    Descobrindo o coração do ensino.(Sathia Sai Baba)

         "Educação não é a aquisição de informação cansativa a respeito de objetos e homens., mais sim ,a percepção no interior de si, do espírito Imortal que é a fonte da alegria,da paz e da coragem.                                                      
           Educação não significa o simples conhecimento dos livros e a intimidade com eles .Se nos concentrarmos no conhecimento teórico em detrimento da aplicação prática, estaremos danificando o nome da própria Educação."

    Sempre em frente!

    Não olhem com rancor o passado, mas olhem com firmeza e dignidade o futuro.

    sábado, 2 de julho de 2011

    Direção

    "O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis."

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    Boca fechada não faz mal a ninguém.

    Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso.
    Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador).

    No tribunal, o caluniador disse ao juiz:

    - Comentários não causam tanto mal...e o juiz respondeu:

    - Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença!

    O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:

    - Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!

    - Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem - o vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

    Ao que o juiz respondeu:
    - Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!

    Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

    No mundo sempre existirão pessoas que vão amá-lo pelo que você é, e outras que vão odiá-lo pelo mesmo motivo.
    Acostume-se com isto...