quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Barbotina.

BARBOTINA

 

PREPARO DE BARBOTINAS


         BARBOTINA – Argila misturada com água ficando em estado cremoso, como uma papinha liguenta. São usadas para a colagem (moldagem em gesso) de peças. É chamada de cola da argila, é utilizada para a colagem que é a moldagem de peças em formas de gesso. A barbotina é produzida a partir de uma mistura de argilas, caulim, filito, feldspato e quartzo, sendo que a argila entra com apenas 25% do peso da massa cerâmica cru, e deve fornecer à massa cerâmica moldada toda plasticidade e resistência mecânica.
As barbotinas para a cerâmica artística devem ser preparadas de acordo com a sua função, como veículos de colagem de peças, como pastas de colagem na produção de peças em formas de gesso - como se fosse uma fundição a frio - a pasta vai perdendo a água para a formação das paredes da peça.
As barbotinas devem conter menor porcentagem de substancia argilosa do que as massas de modelagem manual, não maior que 55% e dentro dessa porcentagem, o caulim ocupará de 15 a 20% o que favorecerá o processo de colagem. O restante dos materiais de composição da barbotina terão variação de acordo com as necessidades e o tipo de queima: para peças que serão esmaltadas vale adicionar cerca de 17% de quartzo para evitar que deforme; se a temperatura de queima for baixa, adiciona-se um fundente como o talco, unido ao feldspato, colocando pouco ou nenhum carbonato de cálcio para não  prejudicar a defloculação. A argila branca deve ser de boa qualidade sem conter sais solúveis, as argilas vermelhas formam pastas difíceis de deflocular, magras ou com chamote, reagem melhor com tanino – 0,5%. Os caulins de baixa qualidade se desmancham.
As peças de colagem ou fundição a frio com barbotina  deverão ter pouca umidade para evitar deformações ao serem desmoldadas e problemas de excessivo encolhimento (excesso de água na pasta), então é preciso deflocular a barbotina, adicionando silicato e carbonato de sódio, em pequenas porcentagens, para que fique mais cremosa, porém, com pouca água. Se não adicionar o defloculante será necessário adicionar muita água para obtenção da mesma fluidez e pastosidade. A quantidade de defloculante não deve ultrapassar 0,2 a 0,4% dos materiais secos. Para 10 kg de pasta seca adicionar 20 a 40 gr de defloculante. As pastas muito argilosas devem receber maior quantidade de defloculante, o que poderá ser no máximo de 0,5%.
O defloculante ao ser adicionado à pasta  requer ao menos 1 hora para a ação do silicato, embora apresente reação imediata. O excesso de carbonato também faz com que a peça se solte muito rapidamente do molde e a peça ficará úmida por muito mais tempo o que pode causar deformações no corpo cerâmico.
As barbotinas não devem conter bolhas de ar, para estacionar a pasta basta adicionar um pouco de formol, e as bolhas desaparecem. A barbotina já utilizada em um molde de gesso deverá ser defloculada para nova utilização.
Para moldagem das peça é necessário despejar a barbotina de maneira uniforme e fina, sem interrupções, deixando descansar por aproximadamente 2 minutos, pois quanto maior o tempo, mais espessas serão as paredes. Em poucos minutos será possível observar que o nível da barbotina diminuirá devido a absorção da água pelo molde: esse é o sinal de que o processo está caminhando corretamente. Caso seja necessário, adicionar um pouco mais de barbotina. Observe se a peça dentro do molde já começa a desprender-se, o que dependerá da porosidade molde, do seu estado de conservação, do seu grau de umidade e da barbotina, especialmente por sua formula e do tipo de defloculante.
Em seguida vire o molde deixando-o invertido por uns 15 minutos em posição um pouco inclinada. Recorte em seguida as sobras da peça, com grande cuidado. A peça deve ficar dentro do molde pelo tempo suficiente até que a mesma se desprenda por si só - cada ceramista deverá fazer o teste de tempo da sua barbotina. Se a peça for retirada antes do tempo, ela poderá deformar-se, porém se demorar muito para retirá-la ela poderá rachar dentro do molde devido ao seu encolhimento. Caso a peça não se separe facilmente, é possível que a barbotina não tenha sido defloculada corretamente ou que o molde esteja muito úmido ou velho. Ter sempre em conta que as primeiras peças de um molde novo podem resultar em peças defeituosas devido a excessiva absorção do gesso e os moldes muito velhos produzem peças com paredes muito grossas,  há que se contar com a experiência do ceramista
Para moldes de prensa ou estampa preparar uma pasta semi-úmida, com bastante chamote de grão fino. Polvilhar com talco o interior do molde facilitará a hora de desmoldar. A peça deve separar-se sozinha do interior do molde, mesmo antes da absorção da umidade. A pasta deve ser bem pressionada dentro do molde caso contrário, podem ocorrer falhas nos detalhes.
Obs: A barbotina branca - faiança - pode ser utilizada como base para engobe, que é argila colorida (barbotina + corantes mineral ou óxidos corantes.) utilizada na cobertura ou pintura de um corpo cerâmico no início do ponto de couro.
Fórmula para Barbotina
50% ARGILAS
50% ANTI - PLÁSTICOS

Argila branca e caulim – desprendem rápido.

Referência Bibliográfica:
CHITI, Jorge Fernandez. El libro Del ceramista. Argentina. Ediciones Condorhuasi. 5ª. Edição 1994.

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