segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


Dia da Consciência NegraHistória do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares, 20 de novembro
dia da consciência negra
Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro


História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Você sabia?
- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.

 

_______________________________

ZUMBI DOS PALMARES .


Zumbi dos PalmaresVida do líder negro Zumbi dos Palmares, os quilombos, resistência negra no Brasil Colonial, escravidão, cultura africana
Zumbi dos Palmares Zumbi dos Palmares: um símbolo de resistência e luta contra a escravidão


Quem foi Zumbi e realizações
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Importância de Zumbi para a História do Brasil 
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.


___________________________________________

domingo, 4 de novembro de 2012

Deficiência Auditiva.


Crianças com deficiências auditivas
As crianças com deficiências auditivas apresentam alguns dos problemas mais difíceis e desafiantes para a educação especial.
A perda ou inexistência de um dos sentidos altera, sem dúvida alguma, o comportamento e o modo de vida de um indivíduo. A audição é um exemplo de como, a incapacidade parcial ou total para ouvir sons, altera de um modo significativo a maneira de viver, de quem infelizmente partilha desta lesão do sistema auditivo.


Quem são afinal estas crianças?
Uma criança surda é aquela cuja audição é tão reduzida, que não consegue ouvir, sem ou com a utilização de um aparelho auditivo, a fala através do ouvido.
Contúdo, temos de distinguir e fazer referência, aquelas crianças cuja audição é reduzida, isto é, cuja audição é tão deficiente que dificulta, mas não impede a compreensão da fala sem ou com a utilização de um aparelho auditivo, através do ouvido.

ef
As características de uma criança com perda auditiva leve serão, em muitos aspectos, mais semelhantes às de uma criança com audição do que às de uma criança surda, cuja condição causará uma série de outros problemas sérios, ligados à sua incapacidade de receber ou expressar mensagens e pensamentos através do som.
ef
O problema fundamental de comunicação das crianças surdas consiste em duas partes significativas: as limitações de um modo de comunicação com outras pessoas e as limitações progressivas no desenvolvimento normal da linguagem. Cada uma dessas limitações afecta gravemente os processos de desenvolvimento da criança, bem como as áreas de realização académica, ajustamento social e pessoal e ajustamento ocupacional.


Porque é tão importante a audição?
É muito importante, porque dela depende:
a segurança do indivíduo: desde muito cedo as funções auditivas são um sistema de aviso que nos  informam do bem estar e da estabilidade do nosso envolvimento.
desenvolvimento da linguagem: ouvindo falar aprendemos a falar.
a integração social: falando, comunicando, identificamo-nos como indivíduos pertencentes a um grupo social.

Numa criança, a surdez vai provocar dificuldades na aprendizagem e na linguagem oral, pois surgirão dificuldade em discriminar certos sons, ter vocabulário limitado e alguns problemas de fala.
Algumas destas crianças terão mesmo, graves problemas na linguagem oral, podendo não a desenvolver e até necessitar de usar a linguagem gestual, pois as dificuldades na compreensão e uso da linguagem oral está tremendamente defeituosa devido à falta de audição. Quanto ao desenvolvimento motor, pode verificar-se um ligeiro atraso a nível motor devido à falta de experiência, ou então a criança mexer-se muito, ter problemas de equilibrio ou parecer ter uma descoordenação de movimentos. Além disso, pode não adquirir espontaneamente conceitos abstractos básicos de espaço e tempo.

Podemos considerar três tipos de surdez:

surdez de transmissão ou condução: é quando existe uma lesão a nível do ouvido externo ou médio, que impede a transmissão das ondas sonoras. Aqui há uma situação de audição reduzida, mas não de surdez. Para haver surdez é necessário que o próprio nervo auditivo esteja danificado.
surdez de recepção ou neurossensorial: é quando existem lesões do ouvido interno ou do nervo auditivo que transmite o impulso ao cérebro. A transmissão das vibrações sonoras é feita normalmente mas a sua transformação em percepção auditiva está perturbada. Existe assim, uma dificuldade na identificação e integração da mensagem.
surdez mista: é quando existe, ao mesmo tempo, uma lesão do aparelho de transmissão e de recepção.

SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA.


Conversa com a psicanalista Ana Olmos, terapeuta de crianças e orientadora familiar
As crianças que apresentam problemas de relacionamento e de conduta na escola provavelmente levaram para a interação com os colegas dificuldades que nasceram na convivência familiar. O desenvolvimento da sociabilidade está intimamente relacionado ao modelo de relação que a criança percebe em casa: como vê os pais mediando os conflitos entre eles, com ela e com o mundo externo.
O aparato psíquico segue fases de desenvolvimento dinâmico, construindo o aprendizado afetivo e cognitivo a partir dos conhecimentos anteriores. Por isso, apesar de a criança nem perceber a existência do outro e a possibilidade de interagir com ele até por volta dos dois anos de idade, tudo o que ela vivencia desde o nascimento terá impacto na sociabilidade.
Durante a infância, é importante que os adultos estejam sempre presentes fazendo a mediação dos conflitos para a criança. Os problemas de conduta que começam a aparecer na escola podem revelar dificuldades no processo de socialização ou situações que a criança está enfrentando em outro ambiente. A família é o primeiro espaço formador, mas, se a escola for omissa na mediação, a situação tende a se agravar.
Quando as crianças têm dois anos de idade, elas mordem umas às outras. É preciso ter sempre um adulto por perto para ensinar que não pode morder. A criança precisa ser protegida dos seus próprios desejos destrutivos, pois quando a conduta se repete sem a mediação do adulto, a chance de ser internalizada é maior. Talvez a criança que morde muito os colegas precise brincar sozinha até ter ideia da consequência e compreender que será afastada do grupo para não morder.
Segundo a psicanalista Ana Olmos, terapeuta de crianças e orientadora familiar, crianças com os “egos inflados acham que podem tudo”, e quando há inércia da escola na mediação de conflitos, quando elas percebem que não há consequência para quem pratica a violência contra os colegas, elas acham que as normas existem para serem burladas. “Tudo começa em casa. Quando tudo gira em torno do desejo da criança, quando o desejo dela é uma ordem e ela leva isso para a escola, a criança não socializa com ninguém”, afirmou.
Para a psicanalista, é função dos pais conduzir a criança do princípio do desejo para o princípio da realidade. Quando não fazem isso, estão colocando o filho em uma situação de risco. “Se a criança não aprende com a experiência, ela repete a conduta.”
A psicanalista lembra que a criança responde de acordo com a estrutura familiar. A sociabilidade segue os modelos e possibilidades oferecidos pelos pais, com as crenças, os valores e as práticas deles. Primeiro, por imitação, depois, por assimilação.
Se a criança vive capturada no princípio do prazer, não entra em fila, não aprende a esperar a comida, não joga o papel no lixo, é retirada de todos os apuros, não é treinada pelos desafios do dia a dia, de acordo com a idade, ela não desenvolve os recursos necessários para uma socialização saudável. “A criança largada ao próprio desejo tem sensação de abandono. Quando o adulto coloca o princípio da realidade, para a criança, é um alívio.”
Bate-boca
Eu contei uma situação que enfrentei um dia desses e a psicanalista disse que o exemplo era perfeito: crianças brincavam de molhar as cadeiras em volta da piscina e eu me aproximei de duas menininhas, de quatro ou cinco anos, e perguntei se podia pegar a cadeira. Elas concordaram, mas assim que comecei a puxar a mãe reagiu: “Elas estão brincando!”, disse, enfática. Eu retruquei: “Mas cadeira não é para brincar é para sentar.” A mãe insistiu: “Mas aquelas crianças também estão fazendo”. Eu também insisti: “Também estão erradas, onde estão os pais que não estão vendo?” A mãe me ofereceu outra cadeira que estava ao lado dela para não interromper a brincadeira das crianças. Eu aceitei, mas disse: “Está bem, eu pego esta, azar o seu que perdeu a oportunidade de educar a sua filha.”
Segundo Ana Olmos, a mãe deixou a criança presa no princípio do desejo, de se divertir, e se negou a introduzi-la no princípio da realidade, de que as cadeiras estão ali para as pessoas sentarem, não são brinquedos. Para ela, muitos pais têm dificuldade de se contrapor à criança, de frustrá-la, por culpa de deixá-la por muito tempo para trabalhar. Acreditam que o pouco tempo com a criança deve ser reservado para situações de prazer.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

HISTÓRIA do HALLOWEEN


A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

 Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)


A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.


Bruxas

As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
Halloween pelo mundo

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.
Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns significados simbólicos
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso
Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.


Edição e formatação: Lilian Russo - http://www.ilove.com.br/lili/palavrasesentimentos/

Fontes de Referência:

Folha de São Paulo

sábado, 27 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O poder das palavras.


MENSAGENS MILAGROSAS DA ÁGUA


 
COMO A ÁGUA REFLETE A NOSSA CONSCIÊNCIA 
A água tem uma mensagem importante para nós. A água nos está dizendo para olhar mais profundamente para nós mesmos. Quando nos vemos através do espelho da água, a mensagem se torna surpreendentemente clara. Sabemos que a vida humana está conectada diretamente com a qualidade da nossa água, tanto dentro quanto ao redor de nós.
Estas fotografias e informações refletem o trabalho de Masaru Emoto, um pesquisador japonês. Ele publicou um livro importante, “A mensagem da água”, baseado em seus achados nas pesquisas que fez em todo o mundo. Se você tiver alguma dúvida de que seus pensamentos afetam tudo em você e ao seu redor, as informações e fotografias aqui apresentadas, tiradas do livro, mudarão a sua mente e alterarão profundamente suas crenças.
Com o trabalho de Emoto, temos evidências factuais de que a energia humana vibracional, os pensamentos, as palavras, as idéias e a música afetam a estrutura molecular da água, a mesma água que compõe 70% do corpo humano maturo e cobre a mesma porcentagem do nosso planeta. A água é a fonte de toda a vida neste planeta e sua qualidade e integridade são vitalmente importantes para todas as formas de vida. O corpo é semelhante a uma esponja e é composto de trilhões de células que contém líquidos. A qualidade de nossa vida está diretamente ligada à qualidade da nossa água.
A água é uma substância muito maleável. Sua forma física se adapta facilmente a qualquer ambiente. Mas sua aparência física não é a única coisa que muda: sua forma molecular também se altera. A energia ou as vibrações do meio ambiente mudarão a forma molecular da água. Neste sentido, não somente a água tem a capacidade de refletir visualmente o meio ambiente, mas ela reflete este meio ambiente também a nível molecular.
Emoto tem documentado visualmente estas modificações moleculares através de suas técnicas fotográficas. Ele congela gotículas de água e as examina em fotomicroscópio de campo escuro. Seu trabalho demonstra claramente a diversidade da estrutura molecular da água e o efeito do ambiente nessa estrutura.
A neve tem caído na Terra por milhões de anos. Cada floco de neve tem sua forma e estrutura únicas. Congelando a água e fotografando a estrutura como Emoto tem feito, consegue-se informações incríveis a respeito da água.
Emoto descobriu muitas diferenças fascinantes nas estruturas cristalinas da água de muitos locais diferentes e com condições diferentes, ao redor do planeta. Águas de nascentes e fontes nas montanhas mostram os lindos desenhos geométricos em seus padrões cristalinos. Água poluída e tóxica de áreas industriais e muito populosas, assim como água estagnada de caixas d’água e represas mostram estruturas cristalinas definitivamente distorcidas e formadas sem ordem.

 1        2     3 
1. Fonte de água de Saijo, Japão           
2. Fonte de água de 
Sanbuichi Yusui, Japão                           3. Gelo Antártico
                   

 
1. Rio Horobetsu, Hokkaido          2. Fonte Metori Yusui     
3. Rio Shimanto, Kochi    
4. Geleira do Mont Cook, 
Nova Zelândia

 1              2           3
 
1. Fonte em Lurdes, França    
2. 
Lago Bikawo, o maior lago no centro do Japão. Aí a poluição está piorando. 3. Contaminação, Rio Yodo,  Japão,que desagua na baia de Osaka

                         1                        2

1. Represa Fujiwara, antes de ser oferecida uma oração 2. Represa Fujiwara, depois de ser oferecida uma oração

Com a recente popularidade da musicoterapia, Emoto decidiu observar os efeitos que a música tem na estruturação da água. Ele colocou água destilada entre dois alto-falantes durante algumas horas e então fotografou os cristais que se formaram após a água ter sido congelada.

  
1. “Pastoral” de Beethoven
2. Ária na Quarta Corda” 
de Bach3. Sutra do Tibete 
 1         2      3

1. "Variações de Goldberg”
 2.Dança folclórica Kawachi      
3. “Hado” – música curativa
  

 1                2

1. “Farewell” de Chopin
2. Música Heavy Metal
Após verificar que a água reage a diferentes condições ambientais, à poluição, à música, Emoto e seus colaboradores decidiram observar como os pensamentos e as palavras afetam a formação de cristais em água destilada, não tratada, usando palavras datilografadas em papel e coladas à parte de fora de garrafas de água, durante uma noite. O mesmo processo foi realizado utilizando os nomes de pessoas já mortas. As águas foram então congeladas e fotografadas.


1. Água destilada não tratada 
2. Amor e  Estima 
3. Obrigado
(papéis escritos pregados nas garrafas)


1. Você me enoja. Eu vou te matar.  
2. Adolph Hitler
3. Madre Teresa

(papéis escritos pregados nas garrafas)
Estas fotos mostram as incríveis reflexões da água, enquanto viva e altamente responsiva a todas as emoções e sentimentos de todos. Está claro que a água facilmente incorpora as vibrações e a energia de seu meio ambiente, seja ele tóxico ou poluído ou naturalmente puro.
O trabalho extraordinário de Masaru Emoto é uma demonstração incrível e um instrumento poderoso que pode mudar para sempre nossas percepções de nós mesmos e do mundo no qual vivemos. Agora temos uma evidência profunda de que podemos nos curar e transformar  positivamente o nosso planeta pelos pensamentos que escolhermos pensar e pelos meios através dos quais colocamos esses pensamentos em ação.
As fotografias utilizadas até aqui são do livro " The Message from Water," de Masaru Emoto.
http://www.wellnessgoods.com/art_wat_messages.html
http://www.adhikara.com/pagine/water-20.htm
COLOCAMOS AGORA ALGUMAS ILUSTRAÇÕES DE CRISTAIS DE
NEVE, DA MANEIRA COMO ELES SE FORMAM NA NATUREZA,
SEM CONTAMINAÇÃO DE QUALQUER POLUIÇÃO, FÍSICA,
MENTAL OU DE QUALQUER OUTRA ORIGEM.


http://www.its.caltech.edu/~atomic/snowcrystals/gallery00/snow00.htm http://www.its.caltech.edu/~atomic/snowcrystals/photos/photos.htm

domingo, 21 de outubro de 2012

Aniversário do LUCAS.

             LUCAS, o meu coração se enche de orgulho por te ver saudável e tão cheio de vida, o tempo tem dado o crescimento que você precisa para encarar o mundo de frente, e crescer com ele.

As vezes gostaria que você fosse aquele bebêzinho que eu carregava nos braços, e ao mesmo tempo me alegro por te ver feliz, por te ver realizando seus sonhos com as próprias mãos.

Lembro-me dos seus primeiros passos e falando as suas primeiras palavras, você cresceu e continua lindo, pois a beleza mora dentro de você.

Que hoje e em todos os dias possa haver alegria nesse seu coração que bate forte na alegria da vida por tudo que ela tem te dado.

Agora no seu aniversário quero agradecer a Deus por ter colocado você em meu caminho, me dando motivos para acreditar na vida, nos sonhos, nas tristezas e nas alegrias.

Obrigado por você existir. Feliz Aniversário Filho! TE AMO MUITOOOOOO!!!!!!!

Antonina de Verdade.


Em tempo

Copiei da página do TRE-PR as propostas de ação do então candidato João Domero. O que deveria era constar um Plano de Governo, mas não foi. E foi isso que a candidatura propôs. Agora é aguardar a pose e começar a cobrar no mínimo essas promessas de campanha. Fica aqui o meu registro.


Antonina de Verdade/Propostas
Cultura
- Resgate das Gincanas Culturais
- Resgate dos Festivais de Musica Popular
- Resgate dos Grupos de Theatro
- Criação e apoio aos Grupos de Dança
- Apoio aos Grupos Folclóricos
- Criação do espaço Artista Antoninense
- Criação do calendário oficial de eventos
- Manutenção permanente no Theatro Municipal
. Criação do Museu da Imagem de Antonina
- Implantação do Projeto Cultura Itinerante (Levar Lazer e Cultura a Bairros e Zona Rural)
-Apoio aos eventos religiosos
- Resgate da Liga das Escolas de Samba de Antonina

Viação e Obras Publicas
- Criação do Departamento de Praças e Jardins
- Criação do Departamento de Urbanismo com pessoal técnico e capacitado
- Criação de parceria com munícipes para manutenção de jardins
- Reforma Geral da Praça Bino
- Criação do Parque da Cidade em área a ser designada.
- Padronização de calçadas em parceria com moradores
- Reforma e limpeza de galerias pluviais
- Urbanização do trecho Portinho/Tucunduva
- Criação de Linha de Ônibus Portinho, Tucunduva e Saivá.
- Criação de Parques Infantis em diversas áreas da cidade
- Implantação de Área de Lazer nos bairros com aparelhamento de ginástica.
- Manutenção efetiva de praças e logradouros públicos.
- Manutenção permanente da iluminação publica.

Turismo
- Construção do Portal Turístico de Antonina
- Limpeza da Orla Marítima da Cidade
- Incentivo a empresas do ramo de Turismo
- Padronizar o serviço de limpeza e manutenção do centro histórico
- Intensificar campanha Publicitária de divulgação de Antonina
- Criação da Rota Marítima “Caminhos de Antonina”.
- Criar atrativos turísticos e culturais nos finais de semana para a permanência do turista na cidade.
- Criação de pacotes turísticos em parceria com Restaurantes, Hotéis, Pousadas, Passeios Náuticos,
 Turismo de Aventura e outros
- Construção de rampas para facilitar o embarque e desembarque da pesca esportiva.
- Apoio aos esportes náuticos
- Buscar parceria para implantação de teleférico da Praça da Feira Mar ao Mirante da Pedra e agregando ao projeto um espaço amplo com diversos serviços turísticos.
- Incentivo ao turismo religioso
- Criação de parceria publico / privado para revitalização de ruínas
- Sinalização de toda área urbana da cidade com placas padrão internacional
- Criação de calendário anual de eventos

Esporte
- Resgate e apoio a Liga de Futebol de Antonina
- Resgate dos campeonatos de futebol em todas as categorias
- Criação de parceria com Escolas profissionais de Futebol
- Apoio irrestrito ao esporte amador
- Construção de canchas poli esportiva nos bairros
- Implantação de programas esportivos para crianças e adolescentes
- Criação do espaço do Skate com acompanhamento de monitores.
- Incentivo aos esportes e competições náutica
- Buscar parceria com clubes da cidade para o uso comum de suas dependências, especificamente na pratica aquática esportiva.
- Implantação de programa de atividade para melhor idade

Agricultura, Meio Ambiente & Pesca
- Incentivo total ao agricultor Antoninense
- Implantar programas para obter recursos Federais para beneficio do pequeno e médio agricultor.
- Criação do Programa “Da Horta Para Sua Mesa” Feira permanente no Centro da Cidade para venda de produtos direto do produtor.
- Manutenção permanente das estradas rurais para melhor escoamento dos produtos
- Intensificar o programa de coleta de lixo
- Intensificar o programa de coleta seletiva através de campanhas educativas nas comunidades e escolas.
- Buscar junto ao Governo Federal recursos para investimentos para a reestruturação do
saneamento básico da cidade.
- Maior fiscalização da Baía de Antonina, valorizando o pescador artesanal
- Apoio total as cooperativas de marisqueiras e pescadores
Industria, Comercio & Portos
- Implantar programas de incentivo fiscal para atrair empresas a se instalarem em nossa cidade
- Delimitar área para instalação de distrito industrial com infra-instrutora adequada
- Apoiar o comercio local
- Efetivar parceria com o comercio local para promoções de final de ano e outras datas festivas
- Trabalhar em sintonia com os portos, buscando viabilidades para atrair investidores.
- Apoio permanente na busca de soluções para os problemas oriundos do assoreamento da Baía de Antonina.
- Buscar viabilidade para termos serviço permanente de dragagem no canal e berço de atracação.

Educação
- Intensificar e estender o programa de tempo integral em todas as escolas da rede publica
- Valorização dos profissionais da Educação
- Apoiar o corpo docente para a participação em cursos, seminários, congressos, etc
- Manutenção efetiva das escolas municipais
- Aplicação legal dos recursos financeiros da educação para educação.
Saúde & Assistência Social
- Buscar melhorar o atendimento na Saúde Publica
- Implantação de programas de assistência social, buscando atender as necessidades de quem realmente necessita dos benefícios.
- Criação de equipe multidisciplinar com Médicos, Enfermeiras e Assistente Social para atendimento em áreas carentes.

Administração
- Redução de cargos comissionados
- Valorização do servidor publico municipal
- Moralização do serviço publico municipal, criando um atendimento digno ao cidadão
- Desburocratização dos serviços públicos
- Implantar a Ouvidoria Publica Municipal onde a voz do cidadão será ouvida
- Implantação de sistema único de informatização
- Criar programa de capacitação do servidor publico
- Buscar recursos federais para implantação da Guarda Municipal
- Reforma geral da sede da Prefeitura Municipal
- Criação de programa de incentivo para quitação de débitos de tributos municipais.

domingo, 14 de outubro de 2012

Violência Psicológica


Violência Psicológica contra a Mulher
Mônica de Melo
Diretora do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública
Procuradora do Estado de São Paulo

Toda a mulher tem direito a que se respeite sua integridade psíquica e moral. Na medida em que nossa sociedade produz modelos de comportamento desiguais a serem obedecidos por homens e mulheres, ou seja, a mulher é mais valorizada quando dedica-se inteiramente à família, aos filhos, ao marido, ao cuidado com a casa etc., a violência psicológica contra a mulher passa a fazer parte da própria cultura. As práticas sociais e culturais baseadas em conceitos de inferioridade e subordinação da mulher passam a ter um valor positivo. Fica claro que, nessas circunstâncias, metade da humanidade passa toda a sua vida vivendo sob uma arraigada tensão psicológica.
De maneira geral, a violência psicológica está sempre presente na violência física e sexual contra a mulher, principalmente na violência doméstica ou intrafamiliar, quando o agressor é um membro da família. Neste contexto o agressor vai minando a auto-estima da mulher, anulando ou desclassificando suas emoções, desvalorizando suas realizações e ridicularizando-a em casa ou na rua.
Problemas de saúde mental, tais como a ansiedade, depressão, disfunções sexuais, transtornos de alimentação, comportamento sexual de alto risco, comportamentos compulsivos, problemas múltiplos de personalidade etc., muitas vezes sequer chegam a ser identificados nos Centros de Saúde, muito menos sua ligação com a situação de violência. Isto porque, muitas vezes, a violência é vista apenas como um problema de polícia, e quando se dá no âmbito doméstico, nem isso.
A violência psicológica inclui todas as condutas ou ações que tenham como propósito ofender, controlar e bloquear a autonomia de outro ser humano, seu comportamento, suas crenças e decisões. Pode ocorrer por meio de agressão verbal, humilhação, intimidação, desvalorização, ridicularização, indiferença, ameaça, isolamento, controle econômico ou qualquer outra conduta que interfira nesse direito básico de autodeterminação e desenvolvimento pessoal.
Não há no Código Penal Brasileiro nenhum artigo específico criminalizando a violência psicológica. Mas, o crime de lesão corporal (art. 129) inclui também a ofensa à saúde de alguém, portanto à saúde mental. Tanto é assim que há decisão judicial reconhecendo que tanto é lesão a desordem das funções fisiológicas como a das funções psíquicas, como é o caso da vítima que desmaia em virtude de forte tensão emocional, produzida por agressão do réu. Assim, algumas vezes, é possível enquadrar a violência psicológica no crime de lesão corporal, na parte que trata da lesão à saúde.
A violência psicológica poderá, ainda, se constituir no crime de ameaça. O crime de ameaça é a segunda maior queixa das mulheres nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM). Em 1998 foram registradas 36.653 ocorrências de ameaças no Estado de São Paulo, de um total de 240.128 atendimentos. Através da ameaça se intimida, se causa medo a alguém através da palavra, de um gesto ou por escrito de causar-lhe um mal injusto e grave.
Por fim, a integridade psíquica e moral poderá ser atingida por condutas que configurem os crime contra a honra: a injúria, a difamação e a calúnia, que são a terceira causa de maior procura das DDM.
Entretanto, no que se refere à violência psicológica, não só a responsabilização penal é possível. Os danos e lesões causados à integridade psíquica e moral da mulher podem acarretar responsabilização civil e consequentemente uma ação de indenização por danos materiais e morais que busque reparar o mal causado. Nesse caso o agressor pode ser condenado a pagar o tratamento médico, remédios, terapia, internações etc., bem como ser condenado a reparar o dano moral. Uma lesão é um dano, portanto uma lesão psicológica é um dano emocional, que não deixa marcas visíveis por fora, mas se sente por dentro. A violência psicológica não pode ser ignorada.

Violência Física


0/04/2012 às 08h05
As mulheres ainda são as maiores vítimas de violência física no país. Isso inclui desde lesão corporal leve ao assassinato. Apenas de janeiro a março deste ano, a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 registrou 14.296 casos de violência física, ou seja, 58% do número total dos 24.775 relatos relacionados a todos os tipos de agressão doméstica e familiar. No total, foram registrados 201.569 atendimentos pelo Ligue 180.
Segundo o balanço do primeiro trimestre apresentado pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, nesta sexta-feira (27), nesse mesmo período de janeiro a março, sete mil ocorrências, que representam 53% dos casos, foram referentes a riscos de morte para mulheres. O segundo maior número é o de espancamentos, com 6.035 (45%) dos atendimentos.
“Os dados do Ligue 180 nos trazem a dimensão da urgência com que a violência contra as mulheres deve ser enfrentada. É preciso garantir que as vidas das mulheres sejam salvas. Para isso, o fim da impunidade é uma tarefa a ser incorporada no dia a dia pelo poder público e pela sociedade brasileira”, afirma a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
O comentário da ministra foi feito durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher no Brasil, na última quinta-feira (26), no Senado Federal.
Tipos de violência
O relatório traz cinco tipos de violência que se enquadram na Lei Maria da Penha – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Dentro dessas categorias, 3.305 mulheres (13%) foram agredidas psicologicamente; 2.973 (12%) foram moralmente afetadas; 460 (2%) foram abusadas sexualmente; e 425 (2%), patrimonialmente.
Na maioria dos casos – ou seja, em 12.970 deles ou 69% –, o agressor continua sendo companheiro e cônjuge da vítima. E o tempo de permanência das mulheres em situação de violência chega a atingir dez anos ou superior a isso.
Desde a sua criação em 2005, o Ligue 180 já soma 2.527.493 atendimentos. De 2006 a 2012, foram registrados 603.906 relatos de violência.
Em novembro de 2011, o Ligue 180 expandiu sua cobertura para Espanha, Itália e Portugal. Nesses quatro meses, o serviço registrou 70 ligações de brasileiras no exterior, tendo efetuado 18 atendimentos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BOM SABER!!!!!!

Janeiro

25 · Dia do Carteiro 
31 . Dia Mundial do Mágico

Fevereiro14 · Dia da Amizade

Março08 · Dia Internacional da Mulher
10 · Dia do Telefone
10 · Dia do Sogro
14 · Dia Nacional da Poesia
14 · Dia dos Animais
15 · Dia da Escola
20 · Início do outono
22 . Dia Mundial da Água
27 · Dia do Circo
31 · Dia da Saúde e Nutrição

Abril01 · Dia da Mentira
02 · Dia Internacional do Livro Infantil
08 · Dia do Correio
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio
22 · Descobrimento do Brasil
24 . Páscoa
28 · Dia da Educação
28 · Dia da Sogra

Maio01 · Dia Mundial do Trabalho
08. Dia das Mães 

Junho01 · Semana Mundial do Meio Ambiente
05 · Dia da Ecologia
05 · Dia Mundial do Meio Ambiente
21 · Início do inverno

Julho
26 · Dia da Vovó

Agosto 

14 . Dia dos Pais
22 · Dia do Folclore
25 · Dia do Soldado

Setembro
01 · Início da Semana da pátria
07 · Independência do Brasil
23 · Início da primavera
25 · Dia Nacional do Trânsito

Outubro

12. Dia das Crianças
29 · Dia Nacional do Livro
31 · Dia das Bruxas – Halloween

Novembro

19 · Dia da Bandeira

Dezembro22 · Início do verão
25 · Natal

Abaixo, seguem sugestões de alguns títulos para a elaboração de possíveis projetos anuais, alguns temas são relacionados as datas comemorativas, outros, são de interesse ou necessidade das crianças.

SUGESTÕES DE PROJETOS A SEREM REALIZADOS DURANTE O ANO

MARÇO

“Eu sou assim” (Projeto identidade/adaptação)
“Era uma casa muito engraçada” (Projeto Tipos de Moradias, lar e família)
“Planeta Àgua” (Projeto água)
“Patati Patatá” (Projeto Circo)
Início do outono

ABRIL

“ Conte um conto” (Projeto de incentivo a leitura)
“O coelhinho vem aí” (Projeto Páscoa)
“Vamos brincar de índio” (Projeto Índio/ diversidade)
“Por um mundo mais verde” (Projeto Meio Ambiente)
Dia 1º - dia da mentira – converse sobre o tema

Maio
03 a 07: “Se as coisas fossem mães...” (Projeto Mães)
10 a 14 “O sanduíche da Maricota” (Projeto Alimentação)
17 a 21: “Reciclando idéias” (Projeto Reciclar, Reduzir e Reutilizar)
24 a 28: “Do meu corpinho eu cuido sim” (Projeto Saúde e Higiene Bucal e Corporal)

JUNHO

“Peixe Nemo e a sua turma” (Projeto Água e Animais Marinhos)
“Óia o arraia da Toca aí gente” (Projeto Festas Juninas)
“A tesourinha clact, clact” (Projeto Cores e Formas)
“Aprendendo com música e poesia” (Projeto musicalidade e cultura)
“Projeto Tarsila do Amaral” – (Projeto cultural releitura de obras)
Dia 1º Semana Mundial do Meio ambiente

JULHO

“A galinha ruiva” (Projeto Cooperação)
“Um amigo vale ouro” (Projeto Amigos para sempre) Dia 20 dia do amigo
“Lá na minha vovó...” (Projeto Avós) – Dia 26, dia da vovó
“ Eureca!!! (Projetos grandes inventores)
Dia 2 - Dia do bombeiro

AGOSTO

“Meu Pai, meu herói” (Projeto Pais)
“Coisas da nossa terra” (Projeto Folclore Brasileiro) Dia 22 – Dia do folclore
“Marcha Soldado” (Projeto Soldado) Dia 25- dia do soldado
Quem quer uma carona?” (Projeto Trânsito e os meios de transporte)


SETEMBRO
Projeto Meu Brasil verde e amarelo (Projeto Pátria)
Natureza, quem ama cuida (Projeto Ecologia)
Céu, sol, sul, terra e cor (Projeto )
Estação das flores (Projeto Primavera)
Motorista legal (Projeto Trânsito)

OUTUBRO
Amigo Bicho (Projeto animais)
O bom é ser Criança (Semana da Criança)
A turma do sítio gosta de ler (Projeto gostar de ler)
Bruxa Onilda vai a festa (Projeto Halloween)

NOVEMBRO
Marcha Soldado (Projeto Soldado) - Bandeira
Era uma vez... (Projeto incentivo a leitura)
Quem canta seus males espanta (Semana da música)
Menina bonita do laço de fita (Projeto diferenças)

DEZEMBRO
A família vem a escola (Projeto Família)
Natal é tempo de luz (Projeto Natal)
Vem chegando o verão... (Projeto verão)
Projeto Aprendendo com Jogos e brincadeiras

O Projeto Natal é tempo de luz, acontecerá durante toda a segunda semana e ainda durante todo mês de dezembro, paralelamente aos demais projetos.