segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Como plantar morangos em casa.

Veja como plantar morango em casa

Ah… um moranguinho vai bem a qualquer hora do dia! Uma fruta deliciosa, mas em geral cara e o pior: uma das que mais recebe agrotóxicos.
Que tal se arriscar e começar a se divertir em casa e relaxar enquanto experimenta um contato mais íntimo com a natureza? Quem mora em apartamento também pode!
Viviane Noda, cofundadora do projeto PorQueNão, explica o passo a passo de como plantar morango em casa!

Consiga as mudas de morango

Viviane explica que nesta hora é preciso verificar se não há folhas marrons, porque é importante escolher mudas saudáveis!

Escolha o vaso ou o local para plantar os morangos

“O segundo passo é escolher o vaso ou o espaço ideal para cultivar os morangos. Como o morango é uma planta rasteira, é legal que ela seja cultivada em algum lugar mais alto ou em jardins verticais”, ideia nota 1000 da querida Viviane!
Já pensou que linda a varanda do seu apartamento com um jardim vertical com morangos? Viviane lembra que o mais importante é que tenha um bom solo e receba luz o suficiente (mínimo de 6 horas diárias).

Prepare a terra

Fique de olho e assegure-se que não haja ervas daninhas ou sinais de doenças ou pragas. Depois é só preencher 3/4 do seu vaso ou afofar a terra no local escolhido. “Morangos gostam de terra nutrida, então enriqueça o solo com material orgânico e esterco”, explica Viviane do PorQueNão.

Plante o morango

Agora é só plantar a sua muda. “Para amenizar o choque da transição da muda para o local desejado, coloque a raiz em um balde de água para ensopá-la por uma ou duas horas, garantindo umidade. Cave um buraco e coloque o morangueiro, deixando a sua coroa (o início do caule) logo acima da linha do solo. Aperte ao redor da muda para que esta se junte ao restante da terra. Se quiser plantar mais de uma muda, lembre-se de deixar um espaçamento de 30 a 45 centímetros entre cada uma”, explica Viviane.

Como regar

Diariamente, mas sem exageros, o morangueiro não pode ficar ensopado, a terra deve ser úmida apenas. Tenha cuidado ao regar e evite molhar os frutos.

Hora de colher

“Depois que aparecerem as primeiras flores, você começará a perceber que o meio da flor se transformará num pequeno morango verde e, com o tempo, ele crescerá e ficará vermelhinho. Um morangueiro dura aproximadamente 5 anos”.
Viviane diz que depois é só saborear e ela sabe das coisas, pois o morangueiro dela dá morangos grandes e doces!

Como acabar com as formigas.

Como acabar com as formigas caseiras

Sabe aquelas formigas caseiras que aparecem e atacam tudo, principalmente os doces? Coisinha chata, né? Pior, coisinha suja, porque estas formiguinhas andam por todo tipo de superfície, assim como as baratas.
Mas como acabar com as formigas naturalmente? Fácil, hoje vamos aprender a controlar esta praga urbana com um vídeo ensinando as principais dicas para se livrar das formigasAssista ao vídeo e leia ao artigo!

Assista ao vídeo com nossas dicas naturais:

Dicas para acabar com as formigas

Primeira dica – prevenção

Não deixe restos de comida na pia ou na mesa, mantenha o cesto de lixo fechado e a comida dos cachorros ou gatos sempre limpa. Você pode colocar o pote de comida da sua mascote dentro de um prato com água.

Segunda dica – encontre o esconderijo das formigas

Parece brincadeira de criança e pode ser um desafio muito divertido! Os ninhos destas formigas costumam ser pequenos e difíceis de encontrar, a dica é ficar de olho naqueles buraquinhos na parede ou no piso onde caiu um pouco do rejunte, por exemplo. O primeiro passo para encontrar o ninho da formiga caseira ou doceira é montar uma armadilha, assim a própria formiguinha vai nos mostrar o caminho até o ninho.
Basta colocar um pouco de mel num potinho ou tampinha de garrafa e deixar em um lugar fixo. As formigas vão até o potinho, formando uma fila do ninho até o mel e vice-versa, é quase um traço mostrando o caminho!
Depois de identificar a localização do ninho, você vai precisar de uma mistura em partes iguais de água e detergente de lavar-louça e uma seringa pequena. Agora é só injetar dentro do buraquinho onde as formigas estão. O detergente quebra um fenômeno chamado tensão superficial, evitando que a formiga fique sobre a água, deste modo elas morrem por afogamento. Em seguida para evitar que outras formigas ocupem o ninho, feche o buraco com um vedante.

Terceira dica – formigas saindo de tomadas

Mas se as formigas estiverem saindo de uma tomada elétrica nem pense em usar a água com detergente! Líquido e eletricidade formam uma dupla muito perigosa, você poderá causar incêndios realmente graves ao colocar líquidos na tomada, então não faça isto de forma alguma. Nesses casos, basta colocar talco de bebê. O talco é fininho e as formigas respiram por orifícios que possuem ao lado corpo. Por isso, ao colocar talco no ninho, as formigas não vão conseguir respirar! Basta abrir a tomada e colocar o talco no local (com a eletricidade desligada).

Quarta dica

Aplique uma mistura (em partes iguais) de vinagre branco e água nas superfícies onde as formigas costumam aparecer. As formigas odeiam vinagre!

Quinta dica – potes de mantimento e armários

Faça trouxinhas de cravo-da-índia e coloque nesses lugares, trocando a cada 2 semanas. Basta colocar um pouquinho de cravo numa gaze, fechar bem, e colocar dentro dos potes de macarrão, açúcar, farinha, etc. e armários. Coloque esses sachês próximos aos equipamentos eletrônicos também.
Atenção: o mais importante para controlar esta praga é a constância! Ou seja, repita estes procedimentos de combate sempre que necessário, já os de prevenção faça sempre.

O poder das folhas das frutas.

O poder das folhas das frutas!

O uso de plantas medicinais para tratar e prevenir doenças é milenar, uma forma natural que passa de geração a geração pela cultura popular e, mais recentemente, pelo respaldo da ciência.
A natureza é muito generosa na oferta de remédios naturais. Vamos ver qual é o uso terapêutico que se faz das folhas das frutas, pelo menos de algumas delas. Vem!

Propriedades das folhas das frutas

Se você tem em casa uma árvore de amoraabacate, laranja, pitanga, goiaba,graviola, fruta do conde, limão, maracujá ou uva, com certeza você tem um remédio natural à disposição no seu quintal. Vamos ver o que o chá dessas folhas podem fazer por nós!
Folhas da amoreira – Poderosíssima! Ação antioxidante, combate radicais livres, previne doenças cardiovascularesdepressãoosteoporose, regula os hormônios e ajuda nos quadros de prisão de ventre.
Folhas do abacateiro – Elas são anti-inflamatórios naturais, expectorante, com poder diurético, antidiarreico, melhora dores musculares, de cabeça e garganta. Auxilia no tratamento de bronquitecelulite e cálculos renais.
Folhas da laranjeira – Seu chá é calmante e sedativo, vermífugo natural, usado no tratamento de depressão, estressegripe e febre.
Folhas da pitangueira – Usadas no tratamento da diabetes, hipertensão, obesidade, reumatismo, doenças do estômago e bronquite. Tem ação diurética, calmante e baixa a febre.
Folhas da goiabeira – Usadas para tratar diarreia, vômitos, problemas de estômago, dor de garganta, tontura, regula a menstruação e, no banho de assento, melhora acandidíase.
Folhas da graviola – O chá das folhas da graviola é famoso pelo seu poderanticancerígeno, graças aos ativos fitoquímicos da planta. Também é usado para tratar hipertensão, depressão e insônia.
Folhas da fruta do conde – Seu chá tem efeito antiespasmódico, combate cãibras, anemia, colite e desnutrição.
Folhas do limoeiro – Melhoram os estados de febre, resfriados e gripes.
Folhas do pé de maracujá – Têm ação calmante, sedativa e cicatrizante.
Folhas da uva – Ajudam no tratamento de varizes, ativando a circulação, melhorando o cansaço e a retenção de líquido.
É sempre bom considerar que, antes de se fazer uso de qualquer remédio natural oufitoterápico, é recomendável falar com o seu médico. Os remédios naturais também podem ter indicação de dosagem, efeitos colaterais, restrições e interações medicamentosas.

Todo mundo tem uma receitinha da vovó para má digestão, diarreia e baixar a febre, não é mesmo? Conte pra gente a sua receitinha da vovó!

Sobremesas que emagrecem!!!!!

Sobremesas que ajudam a emagrecer

Parece piada, mas não é. Abrir mão da sobremesa pode gerar tanta frustração eansiedade que pode acabar aumentando a ingestão calórica de outros alimentos.
Vamos descobrir algumas sobremesas que ajudam a emagrecer. O Lar Natural conta o pulo do gato. Vem comigo!

Sobremesa que emagrece, isso existe?

Claro que não estamos falando de sobremesas cheias de gordura e açúcar e, sim, de uma sobremesa saudável, rica em nutrientes e fibras que aumentam a saciedade e contribuem para a saúde intestinal, item tão importante para emagrecer com saúde.
Além disso, existe o fator emocional, privar-nos de algo que amamos comer não só compromete o sucesso de qualquer dieta a longo prazo, como gera um estresse psicológico e, vocês sabem, estresse e obesidade são super amigos!
Estudo indica que quem como um pouco de doce no café da manhã, como frutas, vitaminas de frutas com aveia e cacau em pó, além de ter mais energia para começar bem o dia, consegue reduzir a ingestão calórica nas outras refeições, emagrecer emanter o peso com mais tranquilidade.

Sobremesas que ajudam a emagrecer

Aqui no Lar Natural não faltam sugestões de sobremesas saudáveis e gostosas que podem ajudar a emagrecer, algumas delas são:

Sorvete de iogurte e frutas

sorvete-de-iogurte-e-frutas

Gelatina de ágar-ágar e frutas

gelatina-de-agar-agar

Bombom de nozes sem açúcar

bombom-de-nozes-sem-acucar

Trufas de biomassa de banana verde e chocolate

trufas-de-biomassa-de-banana-verde-chocolate

Outras dicas

Você também pode fazer sobremesa de frutas assadas (banana, maça e pêra) comcanela e gengibre, dois termogênicos que dão um toque especial e aceleram o metabolismo ou, ainda contar com o delicioso poder antioxidante do chocolate amargo (cacau).
No processo de emagrecimento o ideal é investir numa reeducação alimentar, variando nos alimentos, priorizando alimentos nutritivos e saudáveis, evitar dietas restritivas e adequar as calorias consumidas às suas necessidades diária, sem exageros.
Maiara Fidalgo nos lembra que a restrição de doce na dieta pode nos levar a umacompulsão alimentar por este tipo de alimento no futuro, dificultando ainda mais oemagrecimento, e frisa que o verdadeiro pulo do gato é o equilíbrio!

Desodorante natural.

Desodorante natural de lavanda, faça você mesma!

Que tal fazer seu próprio desodorante natural de lavanda, sem aditivos químicos que prejudicam a saúde e o meio ambiente? Você ainda pode alternar a fragrância e a concentração do perfume, tudo sob medida, feito por você.
O Lar Natural conta como fazer!

Desodorante natural e poderoso

Para fazer nosso desodorante com o máximo de eficiência, vamos contar com opoder antibacteriano do bicarbonato de sódio e todas as propriedades dos óleos essenciais de lavanda e de melaleuca, que incluem ação antifúngica, antisséptica, relaxante e muito mais. Além disso, esse desodorante natural não mancha as roupas!

Ingredientes

250 ml de água destilada
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
12 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de fazer

Em uma recipiente de vidro, coloque a água e o bicarbonato, misture bem e deixe descansar por 1 hora. O bicarbonato vai ficar depositado no fundo do vidro.
Agora você vai precisar de um frasco spray (à venda em lojas de embalagens para perfumaria e afins). Passe a água do vidro para o frasco e acrescente os óleos essenciais, misture vigorosamente e já está pronto para ser usado.
Você pode aumentar ou diminuir ligeiramente as gotinhas do óleo de lavanda, para deixar o seu desodorante com a intensidade de perfume que mais lhe agrada ou, ainda, escolher outro óleo, como o de gerâniopalmarosalaranja ou patchouli. Lembre-se de agitar sempre antes de usar!
Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Clique em Lar Natural e inscreva-se!


Óleos essenciais emagrecedores.

Óleos essenciais que ajudam a emagrecer

Os óleos essenciais têm tantas utilidades que você nem imagina, mas o nosso novo consultor Leandro Lucena, graduado em Naturologia, vai nos trazer muitas dicas interessantes. Aliás, a dica de hoje é imperdível: óleo essencial para ajudar noemagrecimento.
Leandro separou 3 óleos essenciais que ajudam a emagrecer. Veja quais são e como agem!

3 óleos essenciais que ajudam a emagrecer

Óleo essencial de laranja amarga

Na aromaterapia, este óleo ajuda a controlar a compulsão alimentar. Basta colocar no aromatizador de 3 a 5 gotinhas ou misturar na água e borrifar no ambiente.
Também pode ser usado em massagens, misturando umas gotinhas a um óleo de semente de uva, para potencializar os efeitos dos movimentos. Mas Leandro avisa que este óleo é fotossensibilizante, então se for usar em massagens, o ideal é fazer isso à noite e tomar um banho ao se levantar, porque a exposição à luz solar pode provocar queimaduras e manchas.
Entre os seus efeitos fisiológicos é possível citar que ajuda na digestão e no fluxo do sistema linfático, além de auxiliar a tratar acne e oleosidade na pele. Leandro nos conta ainda que este óleo essencial que traz calma, clareza de ideias, objetividade,saciedade e moderação alimentar.

Óleo essencial de erva-doce

Leandro Lucena conta que o ideal é utilizar nas massagens abdominais com movimentos circulares, no sentido horário, misturando umas gotinhas ao seu óleo vegetal de massagem. Ajuda a combater a retenção de líquidos e, portanto, o inchaço.
Entre os efeitos fisiológicos estão: tônico digestivo, ajuda na liberação de gases intestinais e no peristaltismo, além de ser diurético.
A erva-doce é largamente utilizada por seus efeitos calmantes que ajudam acombater o estresse.

Óleo essencial de lavanda

Excelente por ajudar a baixar a ansiedade, essencial para quem quer controlar a compulsão alimentar. Pode ser utilizado em massagens em todo o corpo, diluindo umas gotinhas em um óleo vegetal.

Mais dicas de especialista

Em caso de gestantes, antes de utilizar qualquer óleo, consulte o seu médico. Depois, se ele liberar o uso, procure um Naturólogo ou Aromaterapeuta qualificado para avaliar a dosagem correta para cada essência.
Leandro sugere alguns óleos vegetais em que é possível diluir os óleos essenciais:semente de uva e gérmen de trigo, ricos em vitamina E, que combate os radicais livres,  com excelente ação hidratante. Já para as peles oleosas, ele sugere utilizar um gel neutro.